28 novembro 2009

Animaniacs.


Animaniacs foi a segunda animação do período do perío do renascimento da animação período que começa no final dos anos 80 e início dos anos 90. Como eu citei anteriormente Tiny Toon foi o primeiro passo para uma nova digamos uma nova era da animação, moderna mas com uma pitada dos clássicos desenhos do Pernalonga e cia.

Foi a segunda animação feita pelos estúdios de Steven Spielberg o Amblin Entertainment, visto o sucesso de Tiny Toon teve com o público (especialmente os adultos) Tom Ruegger (guardem muito bem esse nome) volta a batuta como produtor dessa insana animação aos moldes de Chuck Jones (Tom e Jerry) e Tex Avery (dirigiu algumas animações da turma do Pica Pau inclusive uma animação propria com o nome de Mundo Louco de Tex Avery com mix de personagens).

O mundo de Animaniacs e um mix de cultura pop, violência e loucura. Só que misturando temas como história, politica, religião e incluindo celebridades (grande parte versões animadas de atores Hollywoodianos) em suas piadas.

Nos EUA o desenho passou pelos canais Fox Kids, WB e WB Kids de 1993 até 1999. Eles tiveram um filme também chamado Animaniacs e a Estrela dos Desejos (Wakko´s Whish) que uma vez ou outra passa no SBT. A animação teve 99 episódios O.o .

Animaniacs apresenta uma "fauna" como podemos assim dizer de personagens. Os principais os irmãos Warner foram desenhos criados no ano de 1930 mas devido ao seu comportamento insano e seu desenhos que não tinham graça para os críticos da época foram fadados ao confinamento na caixa d'água dos estúdios até 1990, quando eles se libertam e voltam a tocar a zona. Volta e meia são perseguidos pelo obeso guarda Ralph, o Doutor Otto Scratchansniff (o qual perde os cabelos com os bichinhos) e sua assistente de parar o trânsito Enfermeira (a qual Yakko e Wakko dizem olá enfermeira).

Além desses, no desenho figuram os ratos Pinky e Cérebro. Ratos que foram genéticamente modificados no Laboratório Acme e vivem tentando dominar o mundo, mais um caso de personagens secundários que dão certo e ganham animações próprias posteriormente. A esquilo Slappy uma personagem da velha guarda dos desenhos que vive no dilema de educar seu filho o esquilo Skippy. Rita e Runt uma gata muito mandona e um cachorro miolo mole que acha que ela é uma cadela. A pequena Mindy e o cachorro Botões o cão que faz tudo para que sua pequena protegida se safe das mais obtusas situações e no final sempre é punido pela mãe de Mindy (a qual ela sempre chama de moça XD). Flavio e Marita um casal de simpáticos Hipopótamos que vivem a vida moderna dos humanos na floresta. Existem outros como Kate Kaboon (a menina que tinha uns pitis e destruia tudo) os penas boas (um grupo de pombos que vivia numa espécie de máfia) entre outros que não me recordo.

Aqui no Brasil o desenho primeiramente passou pela Globo. Mas como era de praxe a emissora do Marinho não passava a abertura nem os quadros que havia no desenho (porque o desenho era como um bloco de desenhos com alguns quadros entre as animações como Tiny Toon ou uma animação mais extendida dos irmãos Warner) não tendo muito sucesso virou tapa buraco das manhãs até o SBT assinar contrato com a Warner. Daí na emissora do Baú o desenho foi exibido na finada Sessão Desenho, mas também limado somente a abertura era exibida. Somente nos canais a cabo ele era exibido na íntegra. Infelizmente nenhuma das 2 emissoras não soube aproveitar o potencial da animação.

Por aqui foram até lançados alguns produtos deles. Bonecos de pelúcia figuravam nas gruas (máquinas de bichinhos) na época da febre dessas máquinas. VHS foram lançados com episódios e Dvds também foram lançados há algum tempo. Games foram lançados para diversos consoles dentre eles: Super Nintendo, Mega Drive, Game Boy, Playstation 2 tem um se não me falha a memória, Game Boy Advanced e Nintendo DS.

Animaniacs pode não ter tido a mesma sorte que Tiny Toon por aqui (apesar de eu achar que Tiny Toon foi também desprezado por aqui) mas fica na minha memória como um desenho que não me esqueco.

Algumas infos da Wikipédia que eu usei como Base: Clique aqui.

A abertura:

Um comentário:

Thabi Almeida disse...

deu saudade daquele dia no uchu agente falando sobre eles xD
esqueci de cantar essa música de abertura
ahhh q saudade dos animaniacs