22 maio 2010

Rocko´s Moder Life (A Vida Moderna de Rocko)

Hoje resolvi relembrar de outro desenho, mas pra fugir um pouco dos anos 80 e resolvi relembrar de um que pintou desapercebido pela TV Aberta no final dos anos 90 pelo SBT: A vida Moderna de Rocko.

O desenho foi uma produção feita por Joe Murray que dirigiu ao lado de Stephen Hillenburg (que posteriormente faria Bob Esponja) que narrava as aventuras de um Wallaby chamado Rocko e a doida cidade de O Town, seu cachorro Spunky e seus amigos a vaca adotada por uma família de lobos Vacão e o míope e sensível Felisberto.

Na época foi um dos programas mais criativos da Nickeloedon, e também a mais problemática vitima de censuras devido a situações e piadas sugestivas, muitos episódios foram editados em reexibições. Foi o 4 Nicktoon da Nickelodeon a ser exibido no canal e o segundo mais popular entre o público.

O desenho foi percussor para outra produções criadas pelos seus ex-diretores: O Acampamento de Lazlo e Bob Esponja.

Um Raio-X dos personagens que povoam a cidade de O-Town retirado da Wikipédia:

  • Rocko : Rocko é um wallaby australiano residente nos Estados Unidos. Ele é um personagem sensível, moralista e um tanto timído que adora as coisas simples da vida, como ir à lavanderia ou alimentar seu cão, Spunky. Possui muita calma, compaixão e responsabilidade. Rocko trabalha na loja "Mundo dos Quadrinhos" e seus hobbies incluem brincar com britadeiras e declarar amor pela sua amada, Melba Toast. Graças à benevolência e sua personalidade pacifica, constantemente outros personagens tiram vantagem dele. Rocko preferiria levar uma vida tranqüila, mas seus amigos o colocam em apuros em várias ocasiões.
  • Vacão Lobo (Heffer)): O melhor amigo de Rocko, um boi feliz e de pouca inteligência que ele conheceu no colégio. Vacão adora comida e festa. Apesar dele ser normalmente retratado como desempregado, ele já foi garçom em uma cafeteira, um vendedor em uma fazenda de árvores, um carteiro e guarda no Conglomerado (o que o levou a ficar insano, em uma referência a O Iluminado). Ele foi criado por uma família de lobos que decidiram não o devorar quando criança, fato que ele só veio a conhecer depois de adulto, apesar das óbvias diferenças físicas entre ele e sua família.
  • Felizberto (Filburt) (voz original por Doug Lawrence): Felizberto é o outro melhor amigo de Rocko, uma tartaruga neurótico que é de certa forma uma referência à Woody Allen, incluindo os óculos similares. Inicialmente ele era um coadjuvante, mas se tornou um dos personagens principais na segunda temporada. Ele mora em um trailer e ganha a vida com o dinheiro ganho através das latas que ele recolhe. Felizberto tem estomâgo extremamente fraco e o menor movimento errado faz ele sentir indigestão. Ele eventualmente iniciou uma família com a Doutora Hutchison. Um de seus filhos acabou tendo uma forte semelhança com Vacão, já que ele teve que chocar os ovos do casal durante o período de incubação.
  • Spunky : O cachorro de Rocko, dono de pouca inteligência e uma voracidade implacável, devorando praticamente tudo que vê.
  • Ed Cabeção (Ed Bighead): Um sapo resmungão, vizinho de Rocko. Ele odeia Rocko (mesmo Rocko normalmente sendo agradável com ele). Ed trabalha em uma grande corporação, a Conglomerado. Sua posição na empresa normalmente é de gerente, mas ele pode vir a ser um empregado menor até um executivo, dependendo das necessidades do roteiro do episódio: de acordo com uma placa de identificação na Conglomerado, o nome de seu cargo é "Sapo". Ed aparente ter má sorte em praticamente tudo o que faz, o que o faz ser bem ciníco. Ele odeia sua vida.
  • Beverly "Bev" Cabeção (Bev Bighead) : Esposa de Ed, uma ruiva que adora flertar com outros homens e que fala em um tom de voz bem grave. Diferente de seu marido, ela gosta da companhia de Rocko, Vacão e Felizberto. A atividade favorita do casal no quarto é atirar pratos no ar para serem atingidos com suas línguas.
  • Chuck e Leon: Dois camaleões que, assim como suas espécies, podem se adaptar fácilmente a qualquer situação, geralmente para conseguir dinheiro fácil. Eles comandam vários empreendimentos durante a série. Ambos possuem um sotaque sueco propositalmente falso.
  • Homem Muito Muito Grande (Really Really Big Man): um inseto super-herói que mora em O-Town. É o herói de Rocko.
  • Dra. Hutchison: Uma médica/veterinária hiperativa com um gancho no lugar de uma das mãos.

Como eu disse o desenho passou na Tv Aberta aqui pelo SBT, primeiro após o Bom Dia e Cia apresentado pela Jacky e posteriormente fez parte do quadro de desenhos da atração, na época o SBT tinha em poder várias atrações da Nick, que posteriormente passaram para as mãos da Globo e hoje está dividido entre Globo e a Band (a última é que exibe maior parte dos desenhos da empresa). Sobre uma possível reexibição nos canais abertos acho pouco provável, visto seu conteúdo (hoje a censura é muito mais linha dura) e não faria muito sucesso com as crianças visto o teor das piadas. Enfim, fica na saudade de quem não tem tv por assinatura. :( Os dvds podem ser encomendados na Amazon mas só para moradores dos Estados Unidos. E não se tem planos de lançar por aqui.


Agora fique com o tema de abertura direto do Youtube:








Nenhum comentário: