31 maio 2011

Zeebo com o Futuro Ameaçado


A trajetória do Zeebo, videogame brasileiro que chegou às prateleiras em 2009, pode estar chegando ao fim: a Qualcomm, principal investidora da Zeebo Inc., empresa por trás do console, decidiu parar de colocar dinheiro na empreitada. Com isso, o estúdio Zeebo Interactive Studios (ZIS), localizado em Campinas, será fechado em junho, causando a demissão de todos os funcionários - cerca de 35. As informações, extra-oficiais, foram dadas ao UOL Jogos por um dos funcionários que trabalhavam na empresa, que pediu para não ser identificado.

De acordo com um dos programadores do Zeebo, o Brew, plataforma de desenvolvimento utilizada pelo console, era muito pesado para o hardware. A decisão de migrar para a plataforma Android teria sido o estopim para que a Qualcomm deixasse de investir no videogame.
Na verdade, há tempos o Zeebo já dava a impressão de andar mal das pernas no Brasil: segundo o ex-funcionário, a decisão estratégica da Zeebo Inc. em investir em jogos educativos, como os da Turma da Mônica, teria desmotivado os funcionários do ZIS, que queriam fazer games para o público convencional. Alguns pediram demissão e deixaram a empresa, e seus cargos não foram repostos. Entre 10 e 15 pessoas teriam saído do ZIS, que até então possuía cerca de 50 empregados.

Um dos funcionários demitidos do ZIS disse que, embora o Zeebo não atravessasse boa fase, a notícia do fechamento do estúdio foi recebida com choque pela equipe.

O fechamento do ZIS deve afetar as operações do Zeebo não apenas no Brasil, mas também no México, uma vez os jogos lançados no país eram desenvolvidos no estúdio de Campinas. O Zeebo ainda está presente na Índia e China, mas ainda não se sabe como as operações nestes países serão influenciadas.

Procurada pelo UOL Jogos, a Zeebo Inc., através de sua assessoria, ainda não se manifestou. Mike Yuen, CEO da Zeebo Inc, e Márcio Dantas, gerente geral do ZIS, não retornaram até a publicação dessa matéria.

O videogame 'made in Brasil'

Anunciado em novembro de 2008, o Zeebo chegou ao mercado brasileiro em junho de 2009. O console foi criado pela Zeebo Inc., uma joint-venture entre a Qualcomm e Tectoy. O console ‘brasileiro’ inovava ao fazer download de jogos usando a rede 3G chamada como "ZeeboNet", dispensando assim o uso de mídias físicas.

O videogame chegou ao México em novembro de 2010, e em 2011 na Índia. O console teve no total 46 jogos, incluindo títulos como “Tekken 2”, “Resident Evil 4” e ” Crash Bandicoot Nitro Kart 3D”.

Fonte: UOL Jogos.

Já era de se esperar, a Tec Toy achava que ia enganar quem com um console com Hardware de celular Nokia antigo?

Um comentário:

Igor Isaias Banlian disse...

Eu sempre disse que se a Tectoy apostasse no relançamento nacional do Dreamcast iria fazer muito mais sucesso do que fez com esse Zeebo aí, e no final das contas, ao menos na parte em que eu disse que o Zeebo não iria dar certo desde o começo, eu estava certo...

Abraço,
Igor Isaias Banlian