05 julho 2012

Mix 3 Especial: Ninguém Entende um Mod


Essa semana o caso de uma comunidade que eu modero do Orkut em que um usuário usou um perfil fake pra atacar a mesma e fazer um ataque a mim. Durante o bate boca algumas coisas interessantes surgiram, tal que uma das pessoas que eu tinha adicionado não estava mais no meu perfil e resolveu bater boca no meio da comunidade. O mais engraçado é que o post tem cara de trolagem e vejo a mesma pessoa envolvida no tal. Sabe? Cansei: tem pessoas que não conseguem ser civilizadas. Foi posto um aviso pra parar com a discussão e não deu em nada a pessoa queria mesmo ibope no final.

Discussões em fóruns e comunidades sempre foram comuns, comigo com colegas de postagem. Agora me sinto o Mr Karate, que era mal visto no Dreampower. O camarada era mal visto porque simplesmente ele aplicava as regras (isso na época quando o fórum bombava, não hoje em que mais parece um cemitério) eu lembro da época em que fui chamado para moderação por conta dele e eu via o quanto era difícil. O mal das pessoas é quererem passar por cima de regras e depois ficar crucificando moderadores e admininstradores chamando-os de tiranos e afins, pensa que é fácil moderar? Nê nada. As pessoas não sabem a responsabilidade que carregam: muitas amizades, brigas e até complôs acontecem por conta de moderação. É como se fosse uma popularidade, você se sente importante, mas não é bem assim.

Aceitar moderação de uma comunidade é como ser Operador de Telemarketing: é você aguentar uma responsabilidade tremenda e ouvir muito desaforo. Uma hora você pode estar certo, e outra pode té errado. O povo adora cobrar da moderação, acha que tu é Deus e que tem que conduzir o lugar, quando na verdade é a participação do usuário que conta. A verdade é que tem vários tipos de usuário: o parasita (se loga no forum/comunidade pra baixar em links disponíveis do local e/ou ver tutoriais pra resolver problemas), aqueles que só querem bagunça (normalmente Trolls)  e os que querem realmente participar, que são poucos (isso se a pessoa não desanimar num fórum iniciante/ recente e for debandar pra outro com mais usuários e maior participação ocorreu com alguns usuários do Dreampower que migraram para o Seganet). Aí que está: como segurar essas pessoas numa comunidade? Difícil, até porque com inúmeras opções e pessoas se aderindo a Redes Sociais por Modismo.

 Outra coisa é adiminstrar usuários: não é fácil, como eu disse. Ás vezes é dificil por conta até das amizades que você faz no recinto, ter que banir aquele amigo de longa data ou até mesmo destemperança do usuário sem contar quando o mesmo encasqueta de criar fakes e perturbar o local (isso em fórum era ruim, em comunidades a coisa piora). Tem que ter muita fibra, não é fácil porque na hora você tem que abrir mão disso e fazer a coisa certa (ainda mais eu, que tenho coração mole). E quando é Troll: tem aqueles que a gente mata de letra, mas sempre tem os mais trabalhosos que são tão perfeitos se não fosse pelos pequenos detalhes. Além de usuários sem noção que fazem cada pérola.

Hoje dizem que Orkut é passado e FaceBook é o point. Amanhã o Facebook será obsoleto ai virá outra rede social pra tomar o lugar. Tudo é um ciclo, agora que eu sinto saudades de muitas comunidades que eram outrora movimentas (como a Casos Sobrenaturais) e outras que foram deletadas com a migração de seus membros, eu sinto sim. Se você está insatisfeito com a comunidade/fórum e vive reclamando que a mesma não tem mais o mesmo movimento de outrora talvez seja que você e os participantes não tenham feito sua parte ultimamente por lá.

Nenhum comentário: