06 outubro 2012

Hanī Hanī no Suteki na Bōken (Favos de Mel)




Amiguinhos, hoje é mais um artigo nostálgico. Não sou muito de falar de animes, até porque temos tantos sites falando sobre eles e devido ao caminho que escolhi para meu blog não achei que deveria fala tanto sobre eles (principalmente nacionais, já que o site Jbox tem um database grande e acho que a maneira como eles abordam é de uma maneira tão boa que eu nem me atrevo a falar sobre eles). Mas esse caso eu acho que eu tinha que criar uma postagem: porque foi algo que marcou minha infância e sua trama foi incomum.

Honey Honey foi uma animação adaptada de um mangá da autora Hideko Mizuno. A animação teve 29 episódios e foi exibida de 1987 a 1989 no SBT (isso segundo a Wikipédia). Eu não destacaria a produção por ser um anime, mais pela sua trama.

Tudo começa na cidade de Viena em 1907. A cidade dá um banquete como comemoração ao aniversário da Princesa Flora. Vários líderes e pessoas de renome lhe oferecem casamento. O belo ladrão Fênix, disfarçado, está entre os presentes e está interessado em roubar o anel da princesa, uma jóia dada a ela por um milionário brasileiro chamada "o Sorriso do Amazonas". Ele arma uma cilada ao ferir o orgulho da princesa alegando que sua beleza é reflexo do brilho do seu anel. Ultrajada, a princesa esconde sua jóia num peixe e o atira pela janela, chocando a todos os presentes. Fênix revela seu disfarce e sai atrás do anel. A princesa Flora, então, promete casamento àquele que lhe restituir a jóia.


Enquanto isso, a jovem órfã Honey Honey (no Brasil, adaptada como "Favo de Mel") trabalhava como garçonete no banquete da princesa. Sem que ela saiba, sua gatinha, Lily, acaba comendo o peixe jogado pela princesa (e consequentemente, a jóia), o que a torna alvo de todos os pretendentes da princesa e do ladrão Fênix.
"Favo de Mel" consegue fugir com a gata num balão. A série toda é caracterizada pela fuga da garota através dos quatro cantos do mundo, sendo perseguida pela Princesa Flora, os quatro pretendentes da princesa (um índio americano(Jerônimo), o rei da Bélgica( ou Rei Picareta), um militar alemão(Fritz Gestapo) e um milionário do petróleo(Paulo Petro)) e o atraente e galante ladrão de jóias Fênix e seu gatinho Raul, que apesar de alegar perseguir a garota para obter o anel, volta e meia ajuda a órfãzinha e acaba se apaixonando por ela. O mais embaraçoso é que Favo só vem, a saber, do engolimento da jóia no terceiro episódio da série.

Toda trama se seguia na perseguição de Favos de Mel e de seu bichinho de estimação, não era uma produção de heróis e vilões que era um gênero marcante nos anos 80. O foco era humor e a aventura, por ser um Shoujo (produção destinada a garotas jovens assim como são classificados produções assim no Japão) tinha um pouco de romance também. Não tinha tanto drama quanto Angel, a menina das flores (outro Shoujo que passou no SBT). 

Esse desenho marcou minha infância (me lembro minha avó até assistia comigo) por ser algo diferente (que destoava de animações produzidas na época) e porque foi um dos primeiros Shoujos a passar por aqui, merecia ter sua versão em mangá publicada  (acho mais possível que o retorno do anime).

Abertura e encerramento do animes com legendas em Portugês (para o pessoal que não entendia nada das músicas, me bate um sentimento misto de tristeza e alegria estes):




Hoje com preguiça usei mesmo o artigo da Wikipédia em Português.

Nenhum comentário: