16 outubro 2013

A TV Aberta Atualmente.


Atualmente as coisas não andam nada bem com a TV Aberta no quesito séries, desenhos e filmes. As principais emissoras tem dado cada vez mais espaço a eles. 

São dois motivos bem fáceis de se notar: atrações que já rodaram muito na TV Paga bem como espaço de anunciantes para as atrações infantis. Com um cerco mais fechado a este tipo de anuncio fica difícil uma emissora apostar em atrações ultimamente. O que é pior no caso das atrações infantis: já que o que paga as emissoras de TV Aberta são os anunciantes. Globo percebeu isto e só mantém os desenhos nos fins de semana, a emissora resolveu investir em um canal fechado próprio para isto chamado Gloob.

A TV paga também é responsável por roubar esse público da TV Aberta, também pudera: as emissoras não investem em atrações que não seja algo que já passou por alguma emissora de TV Fechada. Mesmo se quisessem não conseguiriam ter êxito por conta de ONGs que acham que estão fazendo o bem, quando na verdade estão inibindo esse tipo de programação. A questão de se preocupar com o consumismo e conscientização de que não se pode ter tudo tem que vir dos pais. É mania do estado querer se meter a educar, algo que infelizmente é uma constante.

A internet também é um grande rival, ainda mais com serviços de locadoras virtuais como Netflix que está até embutido em recursos de televisores atuais. A opção de ver como e quando quiser sem depender de uma mídia física disponível e um forte oponente para as emissoras tanto Abertas quanto Pagas. A TV não acompanhou e não se tornou competitiva contra isto.

 Agora o que pode brevemente acontecer é que filmes que eram constante nesses canais virem exibições casuais e fiquem cada dia mais dedicado a programação noturna das emissoras. Quanto as séries também deve seguir um caminho similar. As emissoras estão tendo cada dia mais cautela ao escolher as atrações. Ter exclusividade de produções não adianta nada se você não pode usá-las bem como elas chegarem já manjadas dos canais a cabo. 


A saída mais viável são as produções próprias, mas nem todas tem recursos para tal. Melhor vender horários para igrejas e infomerciais. É uma situação desanimadora para quem ainda tem TV Aberta, já que as pesquisas de opinião e ibope são feitas somente nas grandes capitais, será que todos tem acesso a TV Paga e Netflix realmente? Isso me fez pensar esses dias.


Nenhum comentário: