29 outubro 2013

Recordar é Viver #5 Dreampower



Estava meio receoso para escrever sobre isto, mas veio que me pintou uma boa oportunidade. Chegou a hora amigos de falar do Dreampower. Um ponto que fez parte a minha trajetória de gamer e tem um pouco de ligação com este espaço em alguns escritos.

Se vocês lembrarem bem havia mencionado nesta postagem sobre os problemas com o Conexão Dreamcast: O dono havia dado cano em um monte de gente não entregando os CDs que ele vendia sobrando para um dos moderadores honrar o compromisso do site. Nessa o tal dono volta e tenta passar como se nada tivesse acontecido, só sei que nesse bololô ele se esquivou de honrar o compromisso que tinha com seus clientes bem como pagar pelo prejuízo de um dos moderadores. O cara não fez e ainda pediu devolta o cargo de moderador bem como a posse do fórum, ninguém foi a favor dele na época e o mesmo pediu o nome Conexão Dreamcast e os tutoriais que estavam no fórum (que eram chupinhados de sites gringos). O nome Dreampower foi devido a uma votação feita por usuários do fórum.

Na época ficamos a ver navios, mas o conteúdo foi-se recuperando gradativamente (sem contar novos conteúdos agora descrevendo origem das fontes). O site também passou por uma reformulação. Acabou CDC Shop e todos poderiam divulgar seus produtos sem problemas.

Também nesse mesmo período haviam pessoas descobrindo o console e sua funcionalidade online. Até com mais frequência já que muitas lojas queriam ainda se livrar dos restos de estoque do console. O console ainda sobrevivia, apesar de poucos lançamentos comerciais expressivos. Choviam jogos feitos pelo cenário Homebrew e alguns comerciais inexpressivos (a maioria Shooters- de Nave). Um dos grandes sucessos da época era o mod bor que permitia fazer Beat N Ups para o console.

Nessa época houve um surgimento de um novo termo: Viúvas do Dreamcast (mais ou menos como se chama inconformados com o fim do console e a ruína de sua empresa a SEGA). Assim como foi criada uma sala para tutoriais que se estendia não somente a dúvidas quanto a conexão online, bem como manutenção.

Não poderia esquecer também do advento do servidor alternativo de Phantasy Star Online que permitia, tanto com jogo original quanto jogo pirata, acesso ao modo online. Isso se deve graças a versão PC que popularizou de vez o game. Os jogadores de Dreamcast compartilhavam dos mesmos servidores, bem como dos mesmo bugs e trapaças que eram realizados pelos jogadores de PC.

Essas mudanças foram realizadas entre 2005 e 2006. Tivemos o domínio do Forumer mudado para dreampower.amizadresonline.net. Mas com o sumiço de um dos moderadores voltamos ao conexao.4.forumer.com (quando o site ainda se chamava Conexão Dreamcast). Sem um dos polêmicos moderadores que tivemos, ficamos nesse servidor antigo até 2007. Sendo que o mod dono do domínio retorna em 2006. O fórum usava o mesmo domínio do site Amizades Online (este nunca retornou mais sob seu antigo realizador).  O site ficou no endereço antigo até 2008.

Em 2007 estava passando por dificuldades e decidi sair da moderação. Até que no mesmo ano me desentendi com um usuário e relatei a moderação o caso que não fez nada. Me senti injustiçado e resolvi tirar a forra criando um Fake que criticava o comportamento do usuário em questão. Esse mesmo usuário era o tipo de cara que adora criticar os outros, mas quando ele é a vítima responde com grosserias e ofensas pesadas a mim quanto envolveu terceiros. Fiquei puto, mas isto me fez repensar na vida e procurar outras prioridades. Até então fiquei somente em um fórum o JBox. Não entrava no Seganet por medo de represália de usuários recorrentes (que tanto postavam no Dreampower quanto no Seganet). Até esse lance dos cabeças do Dreampower copiarem tanto o Seganet foi o motivo da ruína do mesmo.

Eles resolveram que o fórum iria passar por mudanças drásticas: o foco Dreamcast já não estava dando ibope e  o pessoal que costumava postar lá acabavam se debandando para outros fóruns (principalmente o Seganet). E eles precisavam de mudanças.

Entre elas e renovar a equipe de moderação que por acaso fui chamado para moderar, estranhamente aceitei para ver até onde ia naquilo tudo. Até questionei o porquê da decisão, segundo eles era por votação de usuários (fiz até um tópico sobre o caso).

Claro que não fui bem recebido pelos influentes do Seganet. Devido ao anuncio que um dos moderadores fez no fórum um dos antigos usuários do Dreampower (que também posta no Seganet) quase surtou e quase teve uma briga desnecessária. Isto me fez afastar ainda mais do Seganet, retornando anos mais tarde depois de uma reformulação no fórum, visto que estava perdendo em visitas e novos usuários.

Em 2008 estreou o novo fórum, e como dito entrei e no mesmo dia saí da moderação e saí do fórum. Não queria me envolver mais com esse tipo de lugar. Sendo que sempre acompanhava de longe para ver o que acontecia. No mesmo ano devido a um desentendimento rolando no fórum concorrente duas peças centrais da moderação brigam e não se falam mais (coisa que até hoje se mantém). Na minha reaproximação de um dos moderadores o mesmo me confessou o que ocorrera e o fim só trouxe mais prejuízo a situação do fórum, que já não se encontrava em boas condições. Além de problemas com trabalho foi um dos motivos que fez com que esse moderador se afastasse. Eu tenho essa treta gravada por e-mail até hoje.

Tentei até me reaproximar desse moderador, mesmo que não tivesse muita afinidade com ele (só tinha com o outro que eu considerava muito) só que sem sucesso: o cara me acusou de que eu estava usando o fake para zonear o fórum e afastando o pessoal de lá.

Até que em 2012 o usuário que adorava me provocar na época no fórum volta e faz um tópico afim de aparecer eu resolvi dar o ar da graça dizendo que estava farto de tudo que era para me esquecer. O moderador começou a soltar farpas pra cima de mim eu não aguentei e tive que falar, no final fui expulso do fórum. Relembre o caso aqui e aqui.

Isto somente ajudou a piorar a situação do fórum, cujo cada dia ficava mais sem pessoas interessadas em participar. A inoperância dos frequentadores e a insistência em copiar um modelo de outro fórum foram as principais causas. O novo Dreampower começava a apresentar os problemas do velho Dreampower. Não conseguiu afastar o fantasma da baixa audiência. Foi tentando até novos moderadores, mas estes não tinha o pique e a maturidade suficiente para comandar um fórum como este. Hoje o fórum vive de um passado que não existe mais: estamos a ponto de uma nova geração de games que não está nem aí para um console de 2001. Temos Smartphones e Tablets mais eficientes para navegar na internet, o console não tem mais seu conteúdo online que era o diferencial da época. Pensava-se em investir em retrogames, mas parece que ficou sem prosseguimento a idéia. Sem contar que o site perdeu o domínio .com.br segundo que me disseram.

Tudo foi uma época que passou, foi bom que conheci pessoas legais e pessoas desprezíveis como qualquer lugar da internet. E me ajudou a enxergar que na internet não existem pessoas boas e amigas somente porque compartilham do seu mesmo gosto e que não dá pra ficar preso ao passado e deve-se continuar e seguir em frente, seja na vida quanto nos games.




Nenhum comentário: