02 fevereiro 2014

Dennis O Pimentinha (Dennis The Menance) (1986)



Opa pessoal, como primeiro desenho que vou relembrar esse ano resolvi escolher algo que está na memória afetiva de muitos. Dennis o Pimentinha, baseado nos quadrinhos de Hank Ketcham. Muitos ainda confundem com Pestinha e Feroz que é de um outro autor (Beano) que curiosamente se chama Dennis The Menance and Gnasher (seria uma tentativa de se aproveitar do sucesso do personagem de Hank?).

A série foi produzida pela DIC (Hoje DHX media) no caso de sua primeira temporada, já a sua segunda temporada foi pela Crawleys Animation. O desenho narrava as aventuras de Dennis Mitchell e seus amigos Margareth (Margarida), Joey (Juca), Gina, Tommy, PeeBee (chamado de Cícero na primeira temporada) e seu cão Rufus.

Dentre as vitimas de suas intencionais travessuras estava o senhor Wilson, seu vizinho. O desenho foi exibido no SBT durante os anos 80 e 90, inclusive os episódios da Crawleys animation. Esses chegaram mais tarde, provavelmente por questões de direitos dos episódios, não tenho muita certeza.

De 1986 a 1987 foram produzidos 65 episódios que eram divididos em 3 atos (que seriam capítulos com começo, meio e fim). Em 1988 foram mais 13 no mesmo esquema anterior pelo outro estúdio. Claro que o SBT pegava esses capítulos e os exibia soltos, pra render mais.

Não houve exploração comercial em produtos quando o desenho foi exibido. Só se deu mesmo quando houve o lançamento do filme com atores em 1994 pela Warner Bros. Foi lançado um jogo baseado no filme na época para Super Nintendo e um gibi do personagem pela Editora Globo que nunca consegui encontrar. A série nunca saiu em DVD, somente a mais nova de 1993 All New Dennis the Menance que foi  exibida pela Rede Globo no final dos anos noventa, mas essa é bem ruim. Essa série foi feita novamente pela DIC.

Se hoje compararmos Dennis com Bart Simpson e Shin Chan, achamos que ele é um santo perto desses dois. Mas a animação era bacana e tem muitos momentos memoráveis.

Abertura que poucos conseguiram ver no SBT:


Artigo da Wikipédia que eu usei como complemento para esse artigo clique aqui.

Um comentário:

Sávio Christi disse...

O autor do outro Dennis, o Pimentinha se chama David Law (Beano era a revista que o publicava).

Esse Dennis britânico é um plágio do americano (estreou cinco dias depois do original), é por isso que teve que ser modificado como Dennis the Menace & Gnasher.

O americano só atrapalha porque só quer ajudar, já o britânico só atrapalha porque quer atrapalhar.

Eu adoro ambos, mas prefiro o americano, ele é bem mais diferente e interessante!