02 fevereiro 2014

WiiU e o Prejú



Eu esperava realmente uma crise da Nintendo com o seu novo console. A empresa está no terceiro ano consecutivo com prejuízo devido ao seu novo console WiiU. A empresa prometeu um consoles focado ao público chamado popularmente de "Hardcore" e até agora não mostrou nenhum atrativo para este. Seus (poucos) exclusivos para esse nicho não foram bem o suficiente para fidelizar este público com a empresa. Somado ao problema de uma geração com avanços gráficos melhores, o produto que a Nintendo oferece não vai ter suporte para comportar os títulos desta. E está cada dia perdendo suporte de várias desenvolvedoras importantes.

O erro maior foi achar que com este público poderia ser feito o mesmo que se fez com o Wii: lançar um produto novo com um diferencial (no caso deste o controle com sensor de movimento), o Wii conseguiu público justamente por esse diferencial e títulos que usavam deste recurso, mas em sua maioria eram jogos mais simples. A aposta no público "causal" rendeu lucro, mas esse público que consome não pensa em adquirir um novo aparelho tão cedo e vira uma espécie de jogo de tabuleiro, que só é usado em reuniões familiares.

Claro que nesse bolo houve os que adquiriram que gostam das franquias que a empresa tem, mas sabe que a biblioteca não varia muito. Tivemos boas surpresas como Red Steel e No More Heroes, mas não vingaram. Um pouco pelo console que foi lançado e pelo próprio mercado de games que está viciado o que impede um pouco de que franquias novas surjam e consigam ter uma boa venda (claro que há exceções).

Eu pensava que a decisão de lançar o Wii e dele vender fosse uma estratégia para que a empresa pudesse lançar realmente um console de acordo com a realidade de hoje. O que ela fez? Lançou um produto com uma tecnologia já existente, explorada demais pela concorrência e as softhouses que estão voltadas para novas tecnologias, e não um aparelho com experiência gráfica atual.

Acho a idéia do controle com tela de toque interessante, mas mal executada. Ainda não se mostrou um título que use desse recurso e que tenha uma experiência imersiva que o tal público que ela pretende alcançar quer. Agora ela tem dois desafios: superar essa crise (isto ela está tentando com a possibilidade de usar conteúdo de celular para divulgar seus produtos e ainda tem o lance dela querer adquirir empresas do ramo de medicina). Dinheiro para isto ela ainda tem, até porque o Wii vendeu bem. Agora ela vai ter que ser bem mais cautelosa em suas ações.

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