23 maio 2014

O facebook é Meu e Eu Faço o Que Eu Quiser!


Amiguinhos, mas uma vez venho aqui desabafar e contar uma caso que aconteceu esta semana nas tala rede social. Como todos sabem no Facebook rola de tudo: postagem sobre time de futebol, religião e afins. Felizmente o site sempre ofereceu a opção de bloquear o que você não quer receber, inicialmente isso me incomodava, passei a excluir publicações que não queria receber. Acho que eu tenho direito de não receber certas publicações. Se eu tenho a liberdade de criticar de quem compartilha eu tenho que saber que vai existir um outro lado que pode não concordar comigo e gerar um debate, o que é normal em qualquer ambiente que tenha disparidade de ideias.

Ontem, um conhecido me posta uma charge justamente falando sobre esse tipo de pessoa, eu comentei que O Facebook é assim mesmo já que é um espaço livre onde as pessoas podem se expressar, mesmo com opiniões que você não concorde. Aí ele disse que eu era uma dessas pessoas da charge, justamente por compartilhar tal conteúdo.

Mas a coisa funciona assim pra mim: tenho pessoas que são fãs de futebol e eu não suporto. O que eu faço: toda vez que detecto uma postagem sobre isso que eu não gosto eu vou clico e bloquear aquele conteúdo da página. Provavelmente ele se ofendeu porque postei uma charge envolvendo um personagem de BBT, envolvendo um tema que ele não gosta de tocar. 

Eu cheguei, expus minha opinião e ele falou "ah e minha opinião você tem o direito de bloquear". Olha a contradição: se ele não gosta de tal conteúdo porque não bloqueia? Não tinha necessidade dessa situação, então ele não compreende que existam pessoas diferentes, com pontos de vista diferentes. Se ele não gosta de determinado assunto evite e bloqueie as publicações. O Facebook é tão democrático quanto a isto.

Ele foi apagou a charge, achei que dei um basta e ele tivesse entendido. Aí num bate papo com um amigo meu ele chega e comenta que ainda estava a charge lá ele apagou e simplesmente me bloqueou para que eu não visse. Pra mim é coisa de gente com falta de maturidade e falsa, que não aceita opiniões. Sempre que posto algo no mural eu sempre assumi o que posto, ninguém tem obrigação de concordar com tudo que é postado no mural de ninguém. Os debates são importantes porque amadurecem e melhoram suas ideias. Quem se comporta dessa forma não quer amadurecer ideias, aceitar políticas de um site e se não quer discutir sobre algo, fique com sua opinião pra si. Não existe essa de minha opinião, pronto acabou quando a mesma é exposta a público.

E se ele bloqueou pra mim a postagem da imagem e outra pessoas com o mesmo pensamento vai e comenta criticando ele, vai usar do mesmo argumento (deletar, repostar e bloquear). Quanto tempo vai se esconder assim? Chega uma hora que a gente tem que encarar o que faz, fala e defende. Seja em qualquer lugar que estamos. Segundo ele é certo porque o Facebook é dele, assim como a capacidade de não aceitar opiniões que não sejam a dele.

"Ah, mas os outros já fizeram comigo e nunca reclamei".  Aí eu pergunto: se os outros se atiram de um penhasco vais fazer igual? Se as pessoas são intolerantes contra opiniões diversas não significa que é certo. 

Infelizmente, algumas pessoas não estão preparadas para o crítico (eu li isso em algum lugar na internet) principalmente quando estão com suas próprias convicções. Preferi deixar meu ex-amigo no mundinho dele, onde ele é o rei e só lê as postagens que quer, e apaga o que não quer ler. Pena que a gente descobre essas coisas tarde demais. Se alguém não aceita sua opinião (ou ao menos assume uma postura mais madura de debater sobre tal e explicitar os motivos). Não é seu amigo, se esconder assim é indício de falsidade.

Desculpem o desabafo, tenham uma boa sexta e um bom final de semana. 

Abraços.

Nenhum comentário: