02 junho 2014

Meu Pikachu Amarelinho



Todos nós quando jogamos um jogo baseado em um desenho animado, filme ou série, esperamos que corresponda as nossas expectativas. São poucos jogos que conseguem tal feito, a grande maioria fica no razoável. Quanto se trata do inverso, encontramos o mesmo problema algumas vezes.

Quando o fenômeno mundial Pokémon chegou ao ocidente a animação era muito diferente do que era apresentado no game: seus personagens, ambientes e principalmente o desenho dos Pokémon eram completamente diferentes do que se apresentava na série animada. O único que ainda se espelhava ainda no desenho dos jogos era o mangá:

Mas com a crescente popularização da série animada entre as crianças e jovens Japoneses assim foi lançado em 12 de setembro de 1998 Pokémon Amarelo. Por aqui tivemos acesso ao game no dia 19 de outubro de 1999 (data do lançamento Norte Americano).

A grande característica de Pokémon Yellow e pelo menos a tentativa de se aproximar do universo do desenho animado, só que com grandes limitações.

Pikachu eu Escolho Você!


Com o desenho em alta, o jogo tem como personagem principal o monstrinho amarelo Pikachu, que seria por décadas companheiro do garoto que não cresce Ash Ketchum. O desenho dos Pokémons de Vermelho e Azul foi refeito para se parecer com o desenho, já que o mesmo suavizava as aparências dos monstros das primeiras versões, para se prepararem para a visão nova de mercado da época. Que permanece até hoje.

Evolução do desenho de Pidgey (Vermelho e Azul) acima e abaixo o Pidgey do Amarelo. O desing mais sinistro que alguns Pokémons tinham nessas versões foi modificado. Claro com a intenção de se familiariza com o público que acompanhava o desenho na TV.

O Pikachu tem as características todas do desenho animado: se recusa a ficar na pokébola, segue Ash para tudo quanto é canto e tem alguns momentos de interação com alguns ambientes do jogo, que não seguem a risca o desenho animado, sendo mais como se o Pikachu estivesse no Pokémon Vermelho e Azul. E você pode verificar o status dele vendo se ele está feliz animado etc... 





Além dessa "inovação" que não acrescenta nada de realmente interessante ao jogo o Pikachu fala como uma voz digitalizada rouca igual aos jogos do Mega Drive igual ao desenho. Sendo que Pikachu é o único que faz isso, os outros Pokémons continuam com seus grunhidos digitais das versões antigas. Esse Pikachu interativo é único no jogo, se transferido para outras versões e trocado novamente ele não volta a seguir seu treinador, também se recusa a evoluir (fazendo referência a luta contra Raichu, sua evolução, no ginásio elétrico). Ah, tinha um evento da Nintendo que modificava o Pikachu para aprender Surf e jogar um mini game:

Pikachu's Beach: o mini game secreto da versão Amarela, há um episódio sobre um Pikachu surfista na segunda temporada do desenho, quem lembra?

Equipe Rocket Decolando!


A presença da eventual Equipe Rocket merece ser citada, apesar de poucas vezes, gerava um pouquinho de desafio porque geralmente aparecia nos momentos dungeon da trama do jogo (cavernas, galpões etc...) nos quais você tem encontros randômicos com Pokémons e treinadores. Sempre com seus Ekans, Koffing e Meowth que dão um pouquinho de trabalho a quem joga pela primeira vez.

Os Três Iniciais.




A coisa mais interessante do jogo mesmo é a possibilidade de se conseguir os três Pokémons iniciais de Kanto de uma vez só! Bulbassaur, Squirtle e Charmander podem ser seus no decorrer da sua jornada. O game até tenta simular como Ash encontra esses personagens (por ex você consegue o Squirtle com a guarda Jenny com a promessa dele não trazer mais encrencas em Vermilion). Nada que vá lembrar fielmente o desenho, mas quebrava um galho pra quem jogava pra valer. Lembre-se que o jogo só salvava um jornada e para ter os outros iniciais era preciso de uma versão vaga e fazer New Game. Eu alugava o Pokémon Blue da locadora da minha cidade para poder ter vários iniciais na época, claro que com o advento do Gameshark e posteriormente Gold e Silver ficou mais fácil ter Pokémons repetidos para troca e mais fácil completar sua Pokédex.

As Referências ao Desenho


Quem espera um jogo baseado no desenho se desaponta, mas algumas referências são feitas além dos extras. Por exemplo: você o AJ (Akira) do episódio "O Caminho Para a Liga Pokémon) entre Cerulean e Vermilion e luta com o SandShrew dele. No jogo ele aparece como Youngster e o Sandshrew nem é um pouco desafiador como no desenho. No diálogo quando ele perde menciona a retomar o treinamento de 100 vitórias (quem assistiu o episódio sabe do que eu falo, é um dos primeiros da primeira temporada).

O jogo é todo em cima do roteiro dos Pokémons anteriores, era mais uma pressa em lançar um produto com uma certa finalidade ao desenho. Até porque todos esperavam uma espécie de final de Pokémon como no game (Ash derrotando a liga etc...), mas como o sucesso do desenho as coisas tomaram outro rumo e vemos esse loop infinito que Pokémon vive.

Para época Pokémon Amarelo era mais com um objetivo de popularizar e adequar o game ao público que assistia o desenho na TV. Por isso nunca foi pensando em posteriormente num remake do jogo quando foram lançados os jogos Fire Red e Leaf Green para o Game Boy Advance em 2004. Os fãs e o mercado entenderam que o mundo do jogo e o mundo do desenho não funcionavam da mesma forma.

O jogo não tevem evoluções gráficas além do desing dos pokémons dentro e fora das batalhas. Não era um título dos que ficava mais atraente no Game Boy Color: as cidades continuavam com uma cor só a não ser alguns elementos como a água e a grama que tinham suas devidas cores. Não havia tempo hábil de se fazer algo mais caprichado como Links Awakening Dx: tinha-se pressa para adequar os Pokémons ao novo público, e não perder o público que já jogava nos seus consoles monocromáticos. Somente na segunda geração (Gold e Silver) que tivemos um trabalho mais caprichado.
Pokémon Yellow pode ser encarado hoje como uma adaptação dos personagens do anime ao universo de Vermelho e Azul. Feita às pressas, com motivos de aproveitar o momento propício que o anime alcançou não agrega muito em história para os outros jogos, mas para a maioria dos fãs é um dos melhores Pokémons feitos devido a algumas vantagens de conseguir os três iniciais, mais facilidade de se capturar algumas criaturas (mesmo ainda necessitando da troca com as versões anteriores) e claro o ambiente mais familiarizado com o desenho.


Nenhum comentário: