22 junho 2014

O Preço Que Se Paga Por Ser Colecionador.


Olá amigos, hoje resolvi começar um papo sobre colecionismo com vocês. Acredito que seja algo que quem for colecionador logo se identificará com as situações, bem como a forma como me sinto sobre elas.

Quem coleciona tem como objetivo muito mais o valor das peças: às vezes temos a nostalgia as boas memórias e no caso dos games jogos que são atemporais. O que acontece é que existem pessoas que querem lucrar com esse meio, seja para sustentar suas coleções ou mesmo para ter uma renda a mais. Claro que muitos já ao procurar coisas velhas já acharam cartuchos, carrinhos em miniatura, games ou qualquer outro item colecionavel  que remete a nostalgia de alguns e não fazem mais falta a quem tem. O problema disso tudo é que com a crescente onde do Mercado Livre que aparentemente virou preço padrão pra coisas, as pessoas acabam tendo a noção de valor não muito precisa e acabam colocando um preço naquele artigo que não é tão válido assim.

Em alguns casos não há como fugir: o preço pela procura e oferta do artigo dependendo influi, mas em muitos casos não justifica. É como se tudo que for referente a alguma coisa popular no passado fosse extremamente rara e acaba por dificultar quem quer ter um artigo que procura que a tiragem nem de longe era limitada.

Mas isso é a ponta do iceberg: quando um vendedor que sabe o quanto vale sua peça e cobra um preço compatível com aquele artigo, logo aparecem vendedores profissionais da internet, arrematam a peça pra poder continuar com seus preços abusivos. Isso não só ocorre nos ambientes online: como também nas feiras do rolo do país, onde rola a venda desses artigos antigos, e muitos desses locais já foram contaminados com a tabela de preços do Mercado Livre pelo que eu tive notícia.

O chato é que para alguns casos, como games, quem começa agora entra numa Via Crucis de preços que desanima. Você ás vezes nem é colecionador: apenas um entusiasta que quer ter alguns jogos antigos que você sabe que foram amplamente lançados, mas que hoje nas mãos de pessoas que querem fazer disso uma maneira de ganhar dinheiro de forma absurda criam um monopólio onde praticam preços absurdos em artigos que nem eram pra valer tanto assim.

Nos intencionalmente viramos um mercado consumidor de Nicho, que é a pior coisa que pode acontecer. Isso dá margem para absurdos em preços que vemos atualmente e gente disposta a lucrar ainda mais comprando de outras pessoas. Já teve até caso num fórum onde se tem uma sessão onde se vende games e acessórios para os usuários de pessoas que só se logavam para comprar de lá e vender em outro lugar mais caro artigos que o pessoal na camaradagem vendem com um preço mais em conta. A insatisfação foi tanta que eles queriam criar uma área VIP só para venda pros usuários com mais tempo de casa, o que é prejudicial para quem procura um jogo a um preço acessível e acaba sendo prejudicado. Infelizmente não há como você estipular que o comprador não venda seu produto até porque ele não é mais seu a partir do momento que você vende.

Se você quer ser colecionador, seja de qualquer coisa, tem que estar ciente desses problemas que se tem para colecionar. Aprenda que você não pode estipular como e quanto a pessoa pode vender aquele produto ou mesmo impor regras a quem compra. Cabe a você decidir, negociar e ao menos no seu círculo de negociadores ter pessoas de confiança e que lhe passem artigos em bom estado a preços justos.

Nenhum comentário: