21 outubro 2014

Madrugames e o Dilema do Mercado de Games



No última madrugada de sábado para domingo a Globo estreou as 4 horas da manhã o programa chamado Madrugames sem nenhum aviso na emissora. Apesar disso este programa tem sido comentado em certos lugares por aí. Em sua parte uma certa crítica aos jogos selecionados ainda mais por jogadores da velha guarda. Talvez para estes há uma resistência em aceitar o quadro que se encontra os games em nosso país em que reinam os jogos online e disputas acirradas nos quais até ganharam grandes campeonatos. Eu mesmo me enquadro como uma pessoa da velha guarda que não dá muita importância a esses jogos, mas o povo quer simplesmente criticar o programa pela escolha de um game representativo a realidade dos jogadores brasileiros (e por que não dizer do mundo) do que uma por gosto pessoal? Não é assim que funciona.

No mais eu tenho até escrito as transformações deste mercado, que o videogame e os jogos ditos hardcore de PC estão seguindo por um caminho tortuoso, seus fãs viraram um nicho e que o desenvolvimento dos jogos está cada dia mais caro. Jogos hoje em dia tem uma amplitude maior que anos atrás e que o futuro dos games é bastante nebuloso. O programa é uma prova viva de que os jogos que fazem sucesso hoje em dia são os que rodam em uma plataforma popular (PC), que não exige uma configuração absurda e que promovem interação e competitividade com outros jogadores 24 horas por dia.

Quanto ao programa provavelmente é um teste para tentar emplacar uma nova atração no horário, até a proposta seria interessante ao menos para o público leigo. Só que madrugada ainda há minhas dúvidas se daria certo.

Nenhum comentário: