12 janeiro 2015

Nintendo Mostra que Ainda é Difícil Investir no Mercado Nacional.



Amigos, ficamos sabendo no final da semana passada que a Nintendo não terá mais representação de produtos no nosso país. Sei que pra muitos a empresa "não fede nem cheira", só que vejo isto como preocupação porque por mais que haja investimentos em localização dos games por aqui por parte de algumas empresas e produtoras, vejo que o Brasil não tem mais gás para um mercado de jogos. Não só por aqui, como também no mundo. Antigamente os Videogames tinham um domínio e receptividade muito maior, mas com a popularização  e evolução dos PCs (e dispositivos como smartphones e tablets) videogames se tornaram artigo de luxo e de um nicho de mercado. 

Alguns acham demagogia ou desrespeito aos fãs a decisão da empresa, mas eu vendo por outro ângulo: quantas empresas não investem diretamente por aqui e acabam por arrumar representantes? Ainda sim há medo e muita burocracia de se investir em algo por aqui que ainda infelizmente é considerado artigo de "luxo" como videogame. Poucos ainda se aventuram  a dar mais de 500 reais num console como PS3 ou X360, quem dirá os mais recentes. E quando o fazem, muitos partem pra pirataria dos seus jogos, já que estão pagando muitas vezes o console parcelado.

Todo esse dito mercado nacional de games é uma fantasia, a prova disso está no receio de uma empresa "antiga" no ramo de investir sério aqui. E olha que seu mascote (Super Mario) teve um excelente aceitação como brinde do Mc Donalds. Eu ponho em cheque quando isso vai durar, porque ainda estamos no momento de uma transição de geração e os consoles novos não tem uma pirataria pra que o povo no geral vá se interessar em adquirir um console novo. E esse mercado não avança por conta de medidas burocráticas do governo que veta até a propaganda desses produtos (porque por mais que os marmanjos fãs de games estrebuchem no chão, videogame ainda é visto como brinquedo).

Sei que para os fãs de games tá tudo bem tá tudo bom, tem produtos nas logas que eles podem comprar porque eles tem conhecimento do que é lançado e como comprar. Mas comparando com os preços praticados lá fora, muitas vezes é mais negócio importar. Essa dita acessibilidade não é pra todos.

E difícil para qualquer empresa de um ramo como de videogames sustentar a bandeira brasileira por muito tempo.

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