09 maio 2015

Mercado de Games: As Consequências da Transformação Drástica da Indústria de Jogos.



Olá pessoal: mais uma vez estou aqui para falar do mercado de games. Talvez a gente esteja vivendo um dos momentos mais críticos do mercado: uma baixa de muitas produtoras japonesas, tivemos a Konami dias atrás se afastando do mercado dos games pra PC se focando agora no mercado de jogos para telefone e tablet. Está difícil para essas produtoras se sustentarem nesse mercado, muito. Porque se investe muito dinheiro e as grandes produções de jogos é o que está em voga o que forçou essas empresas a se adaptarem a novos tempos para as quais elas não estavam preparadas.

Uma coisa que há de se ressaltar é que os consoles antes tinham uma personalidade, uma maneira de desenvolver que não dava muita dor de cabeça, hoje eles trabalham como se fosse um PC, o que acaba tornando a coisa mais complexa e cara para essas que sempre desenvolveram tudo praticamente do zero. 

Aparentemente vemos um mercado americano unificado onde praticamente se cria uma engine que se adapta para o jogo que se deseja desenvolver por praticidade, mas mesmo assim temos bugs mais evidentes e atualizações constantes como no caso do Mortal Kombat X para PC: você tem que lidar com tantos problemas que no passado eram mínimos ou praticamente não existiam. Isso frustra seu consumidor.

Daí você tira o caso da Nintendo que prefere trabalhar com um Hardware defasado, mas que consegue a maior parte das vezes fazer um bom trabalho, apesar de não vender unidades estratosféricas de seus consoles ela ainda mantém seu nome e tem buscado a diversificação de suas atividades como investimento em parque temático. No caso é um investimento nas imagens de seus personagens carismáticos construída durante seus anos de atuação.

As pessoas estão até dispostas a jogar, o problema é acompanhar essa evolução de uma maneira que você tenha aproveitamento sem problemas. O que eu vejo que depende mais dessas companhias entregarem um produto (game) que funcione sem que o usuário precise ser a cobaia e testar para descobrir seus defeitos. Será que é pedir demais?

Nenhum comentário: