14 julho 2015

Personagens Obscuros # 2 - Cool Cat (Gato Sofisticado)






Olá pessoal, mais uma vez venho aqui desenterrar um personagem pouco conhecido por aqui. Como todos sabem a Warner tem vários personagens de animação clássicos, acho que é a mais tem. Também acredito que são os que são mais bem aproveitados como podemos assim dizer em animações, nem tanto em merchandising porque os mais famosos são mesmo o Pernalonga, Patolino, Piu-Piu e o Taz vindo em alguns momentos.

Agora queria tratar deste personagem em especialo Cool Cat (Gato Sofisticado) uma criação do Alex Lovy em 1967, este personagem era uma espécie de mistura de Pantera cor de Rosa com Leão da Montanha (clássico da Hannah Barbera) em sua concepção. No original ele usa uma linguagem típica de adolescente dos anos 60 e sempre é perseguido pelo Coronel Rimfire que utilizava uma espingarda e elefante mecânico para se camuflar.


Lendo aqui na Wikipédia  o personagem protagonizou 6 animações e fez participações especiais em animações modernas envolvendo os Looney Tunes como Os Mistérios de Frajola e Piu Piu, o sitcom Looney Tunes Show e o longa animado Piu-Piu dá a Volta ao Mundo. O curioso que ele é praticamente esquecido nos longas Space Jam, Looney Tunes de Volta a Ação e no spinoff infantil Baby Looney Tunes.

O desenho retratava a manjada perseguição caça x caçador entre o protagonista e seu nêmesis. Na versão brasileira dublado pelo impagável Domício Costa que é conhecido pela voz de Dick Vigarista  no desenho Corrida Maluca (ele chegou a dublar o Máquinas Voadoras também, mas por razões desconhecidas houve redublagem e  Dick não tem a voz dele). Sempre gritando Dá le hoooo o incansável Coronel tenta caçar o Gato chegando até a se infiltrar numa corrida automobilística que ele estava participando.

O(s) desenho(s) do gato foram exibidos no bloco dos desenhos animados Merrie Melodies Show que era protagonizado pelo Ligeirinho. Foi exibido muito por aqui nos anos 80 e 90 no SBT, pra quem curte esse tipo de animação pode conferir ainda na TV aberta no SBT no bloco Sábado Animado figuram entre as animações apresentadas no horário entre 7 e 8 da manhã.



Um comentário:

Filipe Estima disse...

Como esclarecimento, o coronel grita: "Tally Ho!" que é um grito típico de caçador quando avista sua presa.