21 julho 2015

Shin Chan Contra Los Munecos de Shock Gahn (Game Boy Advance - 2007)



No mercado Japonês são trabalhados diversos personagens em versões games, algumas obras grandiosas como Dragon Ball acabam sempre ganhando muita popularidade por aqui, fazendo com que suas localizações cheguem bem rápido por aqui às vezes até simultâneamente.

Esse fenômeno tem ocorrido desde mais ou menos 2006 - 2007. Muitas produções aportaram em vários países e de acordo com seu sucesso, foram gerados produtos pra atender os fãs daquele mercado. O mais beneficiado com esse fenômeno é o mercado europeu que sempre foi um consumidor fiel e procurou trabalhar melhor essas produções da terra do sol nascente. E com uma contribuição dos fãs que faziam as localizações de alguns jogos.

Afim de atender essa demanda, houve um certo esforço das desenvolvedores de trazerem esses jogos para esses lugares e localizá-los, muitas vezes ficando restrito em apenas uma língua. Um exemplo clássico é Cavaleiros do Zodíaco de Playstation 2 que ganhou as localizações de acordo com os países que era mais popular (como Itália, França e Espanha).

Mas o caso mais curioso seja de Crayon Shin Chan: um anime conhecido por algumas pessoas por aqui que chegou a ser exibido na TV paga numa época em que essas produções estavam mais em evidência.




Shock! Shock! Shock Gahn!


Conhecido no Japão como Crayon Shin Chan: Densetsu o Yobu Omake to Shukkugaan !  (A lenda de Shukkugaan ou algo assim) foi o segundo game a ser localizado para o idioma Espanhol pela Atari. Mas a pergunta e o primeiro. O primeiro se chama Aventuras en Cineland, que ganhou um remake pra Nintendo DS também com localização em Espanhol. Pretendo trabalhar com esse mais tarde, quando terminar o remake (ainda estou jogando) :P.

Neste game Shin Chan e todos da cidade de Kasukabe são surpreendidos com a chegada de um parque temático chamado Shock Gahn, um parque que tem de tudo inclusive especializado em um Hobbie que os Japoneses (e eu) gostam mais de fazer: Figuras Colecionáveis. De forma que todo mundo resolve ir no parque no Domingo, as crianças ficam encantadas com o local, Shin Chan passa mal de comer tanto doce, mas os adultos...



Bom eles são enfeitiçados pelo local, e resolvem voltar no dia seguinte ao tal parque. O pai de Shin Chan dá uma desculpa o trabalho e volta pro local junto com a mãe, a irmãzinha dele e o cachorro do personagem. Todos obcecados pelo local. Ao ficar sozinho em casa Shinosuke é atacado pelos brinquedos que os pais dele adquiriram no local e se refugia no banheiro, lá dentro ele encontra Kiart: um brinquedo que estava agarrado em um pedaço de chiclete dele a procura do escolhido para livrar Shock Gahn de uma terrível maldição. E este acaba sendo Shinosuke que foi um dos "poucos" que sobraram para impedir, além de todos os seus amigos.



 A Mecânica do Jogo.


A sua missão é salvar os habitantes de Kasukabe da maldição do parque é muitos deles acabam virando chefes de fase nessa brincadeira. Shin Chan conta com habilidades ensinadas em um tutorial muito intuitivo em que em pouco tempo você pega a manha do game, ainda mais por ser um jogo de plataforma. A cada passo você adquire novos trajes que permitem novas habilidades e são úteis de acordo com a fase usada. Alguns conseguem benefícios como voar, nadar e escalar, mas por contra partida podem limitar sua movimentação pra certas funções como o pulo duplo. Tudo depende de qual fantasia usar em cada situação, podendo ser trocada a todo momento como as armas que Mega Man pega de seus inimigos, porém sem um "limite" de uso delas.




O jogo utiliza de um mapa de fases onde você edita um baralho com  personagens que você pode invocar para acessar lugares e conseguir itens: como por exemplo a mãe que com uma "sentada" quebra caixas para ter acesso a áreas secretas e o cachorro que cava partes do chão que brilham revelando itens. Existem também alguns colecionáveis espalhados pelo jogo, não sei se achar todos te concede algo de especial. Se alguém conseguiu, conta aí.

O jogo segue uma história única e dá uma ênfase nesta que não dá pra pular as partes de diálogo muitas vezes e partir para parte do jogo de plataforma: o que pode frustrar o pessoal que não tá nem aí pra história e quer ir pra ação sem ficar no esquema de passar textos. A história até que é interessante e bem condizente com o desenho animado. Um jogo que agradará mais o fãs do desenho.


O game em si não tem uma dificuldade muito descabelante, claro que vai exigir ao jogador o uso do traje certo na fase certa e um pouco de habilidade nos controles, que na maior parte do tempo é a utilização do direcional e dos botões A e B. Há alguns mini games entre os estágios que ao serem completados você os acessa na opção Caixa de Juguetes.

Shin Chan Contra Los Munecos de Shock Gahn é um game bem completo: coloca os personagens numa história original e bacana. Os vilões de Shock Gahn são interessantes e você fica com uma certa pena deles quando você observa sua história. Vou evitar de dar Spoiler sobre a história porque acho que cada um deve jogar e ter sua experiência com o game. É um bom game por ser padrão e exigir um bom desafio como jogo de plataforma. E quem tiver conhecimento em espanhol terá uma história divertida pra acompanhar!

Nenhum comentário: