28 novembro 2015

Desvendando a Origem do Max Steel


Olá amiguinhos: mais uma vez aqui com mais uma postagem um pouco diferente do usual. Na verdade essa postagem era pra ter saído em Outubro por conta do dia das crianças, mas como todos sabem esse humilde escritor passou por momentos tristes e tal então resolvi colocar em dia tudo o que eu tinha planeja e hoje falaremos de Max Steel, mas voltado para a linha de brinquedos dele: como surgiu e a evolução do personagem.

Na verdade Max Steel é um revival de uma linha de bonecos chamada Big Jim lançada pela Mattel entre 1972 a 1986 . Era um personagem feito numa escala um pouco menor que a do G.I. Joe e cada figura possuía um mecanismo que acionava um golpe de Karatê. Os braços do boneco eram feitos de um material macio feito de plástico e vinil que faziam muque no bíceps quando dobrado:







Big Jim não ficou restrito somente aos Estados Unidos: ele foi lançado na América Latina como Kid Acero (Kid Steel) e Mark Strong na Europa. Diferente dos Falcon e G.I. Joes o personagem era menos militar e mais puxando para um agente secreto, mas com diversos temas como explorador espacial, artes marciais, caça, velho oeste, acampamento até coisas mais fora do contexto como fotógrafo e pescaria.




Em 1997 foi criada a linha de brinquedos do Max Steel que chegou por aqui em 1999 - 2000. A série de Tv também chegou meio que esse período primeiramente exibida na Record, depois Band e SBT. Em 2004 a Mattel larga de mão a série de TV e começa a lançar filmes do personagem tendo em base as novidades da linha de brinquedos da série.





Se vocês notarem a estrutura do Max Steel dessa época é igual a do Big Jim, com diferenças no material e acabamento. Aliás lembro que nessa época eles vendiam roupas pro Max Steel com armas e afins como expansão para o boneco. Algo que a Mattel faz com a Barbie. Infelizmente não achei nenhuma foto disso, mas eu lembro de ver algo do tipo sendo vendido nas lojas, acredito eu que não deu certo porque associava muito a imagem do personagem ao Ken o namorado da Barbie.





Por isso que o personagem toda hora passava por mudanças as roupas de pano deram lugar a roupas esculpidas no corpo do boneco. E Psyko dava lugar a vilões mais monstruosos como Elementor e Toxon:

 Em 2013 o personagem ganhou uma roupagem mais jovem além de uma série de TV nova recontando sua história. Saia o Josh McGrath e chegava o Max e seu robozinho Steel que lhe concedia todos os poderes que a tecnologia moderna pode oferecer, a série tem um apelo mais cômica e infantil que a anterior que, apesar dos defeitos, focava na ação. Era exibida pelo SBT e Cartoon Network uma vez ou outra esses canais voltam a passar o seriado.

Essa nova série se foca menos em esportes radicais que a anterior e seus filmes. Foca no dia dia do jovem max que além de estudante tem que lutar contra o mal que são o panteão dos vilões do Max Steel anterior reformulados em algum aspecto. No geral a série é bem ruim, mas continua chamando a atenção de crianças e vendendo brinquedos que é o que a Mattel quer.


Links da Wikipédia que me ajudaram a criar esse artigo:

Links sobre o Big Jim (em inglês) Clique Aqui.

Sobre a série de TV de 1997 Clique Aqui.

Sobre a linha de brinquedos: Clique Aqui.




Nenhum comentário: