28 dezembro 2015

[Game] Sonic Classics (Mega Drive)


Olá amigos: mais uma vez ataco como uma game análise de jogos. Ultimamente tenho feito muito sobre Super Nintendo porque é o videogame que eu tenho mais jogado fisicamente (nada de emuladores) uma política que eu comecei a tomar em 2013: jogar os jogos mais populares que não finalizei nos consoles da forma como eles foram concebidos evitando o máximo possível a emulação. Hoje resolvi começar minha primeira análise de um jogo do Mega Drive e o escolhido foi o Sonic Classics (Ou Sonic Compilation como é conhecido na Europa).


Lançado em 1995 na Europa (chegou a ser comercializado junto com os Mega Drives de lá) e 1997/1998 nos Estados Unidos e Brasil essa coletânea dispõe de três jogos do ouriço: Sonic The Hedgehog, Sonic The Hedgehog 2 e Dr. Robotinick's Mean Bean Machine.


Curiosamente este game quando colocado no Sonic & Knuckles ele permite que você jogue o modo Blue Sphere do jogo. Isto porque o game trata a coletânea como se fosse o primeiro jogo da série, talvez porque este seja o primeiro jogo a ser marcado como selecionável na tela de seleção de games.


Dr. Robotinick's Mean Bean Machine

Este game na verdade é uma ocidentalização de Puyo Puyo com a versão do Robotinick do desenho Aventuras de Sonic The Hedgehog feito pela empresa DIC (Hoje DHX Media) lançado em 1993 nos Estados Unidos e posteriormente em 1994- 1995 exibido na TV Colosso, também teve alguns episódios lançados em vídeo pela Tec Toy em VHS na época.

Neste game você joga com um personagem (supostamente o Sonic) que vai desafiando os robôs do Robotinick em partidas de Puzzle de uma forma um pouco diferenciada do tetris convencional onde você deve juntar peças da mesmas cor e criar combinações afim de entulhar o campo adversário com peças excendentes:


Também é possível jogar com 2 jogadores com as mesmas regras do jogo contra a máquina, é bem interessante e desafiador, a proposta de um tretris com pecinhas gelatinosas faz com que você tenha que reaprender a dinâmica e memorizar as estratégias de seus adversários que varia de acordo com o oponente que você enfrenta.

Sonic The Hedgehog


A versão da coletânea é fiel a original, porém notei algumas falhas gráficas em alguns momentos do cenário. Curiosamente eu notei isso no jogo que vem na compilação de dez jogos na memória do meu Mega Drive, algo que curiosamente não notei no jogo original (sim eu tenho o Sonic 1 em cartucho até com a capa, coisa rara hoje em dia). Achei uma falha um pouco chata pra quem está pegando um material original e poderia ter sido revisto antes de comercializarem a coletânea.


Sonic The Hedgehog 2

 

A razão por ter adquirido este cartucho: realmente tenho penado em achar carts pro Mega Drive, ainda mais de jogos com grande tiragem como Sonic, principalmente sua segunda versão que tenho pra mim que é mais popular que a primeira. Incrivelmente achei praticamente nenhuma falha gráfica no jogo por enquanto (joguei até a Hill Top Zone somente). O que só me incomodou foi o frame bugado de Miles "Tails" Prower na tela de continue.


No geral a coletânea é para aqueles casos das pessoas que gostam dos jogos citados e não conseguem estes em separado por um bom preço. Talvez na época eles resolveram lançar os games assim por conta do sucesso do desenho animado (não tinha o Knuckles nele na época) e acabaram não incluindo o Sonic 3 nem o Sonic e Knuckles. Enfim, é uma coletânea razoável.

Nenhum comentário: