18 janeiro 2016

Recordar é Viver #15 Mario Bros e Super Mario All Stars.


 Olá amigos: mais uma vez estou aqui com mais uma edição de Recordar é Viver. Hoje vou voltar no tempo e relembrar um caso de jogos que de uma plataforma de geração anterior foram requentados para uma plataforma recente da época: Super Mario All Stars.

Eu tenho um certo carinho pelo personagem Super Mario, sendo um dos meus personagens favoritos de todos os tempos, mas a maneira como conheci não foi pelos games e sim pelo desenho Super Mario Bros Super Show que passava na Xuxa.


 Foi um personagem que gostei quando assisti a animação, logo fui atrás de vários itens que tinham o personagem (que não eram muitos por sinal) lembro-me do álbum de figurinhas.


Os quadrinhos:


E um chaveiro do personagem que infelizmente não achei fotos e alguns personagens em pelúcia como o Yoshi e o Larry que eram encontrados nas Gruas Neo Carnival Special da SNK (máquinas de pegar bichinhos na época). Não era muito fácil de se achar o material do personagem, mas quando aparecia era só alegria.


Assim como todo o fã eu via a revista com o personagem na capa chegava e comprava foi assim com a Ação Games que tive conhecimento do lançamento do jogo na época:


Eu já conhecia todos os jogos do Mario praticamente, e como eram dicas para os jogos da coletânea elas serviram muito bem para os originais da época, porque eu tinha o Dynavision e alguns jogos do Mario (Super Mario Bros 2 e Super Mario 3). Posteriormente ganhei um Super Nintendo e era costume me emprestar este game e foi assim que fiquei conhecendo o remake e até desejando o título em minha coleção. Quando comprei foi só alegria, consegui fechar todos os games exceto o Lost Levels, só que tive meu Super Nintendo roubado e a fita foi junto com ele.



 O jogo ele é uma coletânea como disse anteriormente: são 4 jogos do personagem: Super Mario Bros, Super Mario Bros Lost Levels (Super Mario Bros 2 no Japão), Super Mario Bros 2 (Super Mario USA) e Super Mario Bros 3. Os jogos receberam pequenas melhorias como fundo nos cenários e som mais elaborado.


Super Mario Bros.


 

 O jogo que na minha opinião se beneficiou mais na coletânea: deixou o aspecto pixelado de lado e ganho um desenho mais harmonioso no personagem e inimigos. É um jogo bem desafiador para iniciantes, me atrevo a dizer que é escola para jogos de plataforma sempre. Dominou esse game, terá facilidade de lidar com outros mais complexos.


Super Mario Bros: The Lost Levels (Super Mario Bros 2).





A continuação do Super Mario Bros, lançada somente no Japão e rebatizada nos Estados Unidos com nome de Lost Levels. Aqui podemos escolher se podemos jogar com Mario ou Luigi e é praticamente o mesmo game só que com dificuldade aprimorada. Aconselho jogar quando estiver bem familiarizado com Super Mario Bros. Na coletânea o jogo é salvo por fase ao invés por mundo como em Super Mario Bros para facilitar um pouco devido a dificuldade mais alta.

Super Mario Bros 2 (Super Mario Bros USA).



Meu jogo favorito durante minha infância: porque ele tinha todos os personagens da série animada como jogáveis. Descobri anos mais tarde que ele foi lançado originalmente como Doki Doki Panic no Japão:

Mas fuçando aqui descobri que originalmente era para ser Mario Bros 2 o Doki Doki Panic, segundo esta publicação da Gamehall o pessoal lá temeu lançar o game por conta da jogabilidade de arremessar blocos e plantas se distanciar da versão original de Mario Bros. Até a história é bem diferente: Mario e seus amigos tem que se livrar do malvado Wart e derrotar seu exército com ajuda de legumes que eles encontram no chão. Inimigos desse game foram aproveitados em outros jogos como Shy Guy e Birdo.

Super Mario Bros 3.



O meu Mario Bros favorito de todos os tempos. Neste remake foi colocado uma música tema na abertura e música quando você recebe a carta da princesa. Ficou muito mais fácil e melhor explorar os mundos do game com o recurso save, permitindo explorar melhor o game. Além do modo battle que na verdade é o game Mario Bros para 2 jogadores - esse modo antes só poderia ser escolhido no mapa:




Outras Versões dos Mesmos Games.


Posteriormente lançaram para Game Boy Advance dois jogos dessa coletânea Super Mario Bros 2 (USA) e Super Mario Bros 3. Eles contam com alguns extras a mais e o jogo Mario Bros pode ser jogado sozinho ou por multiplayer com cabo link com apenas um cartucho, além de acessar conteúdo extra através do acessório Card E-Reader:




Mais tarde em 2010 o game ganhou uma versão pra Wii em comemoração aos 25 anos do personagem. Poderiam ter dado uma revisada e colocado mais games do personagem no disco ao menos:



Consegui posteriormente readquirir o game com certo custo, por aqui o pessoal que vende jogos antigos está cobrando muito dele e não vejo motivos porque foi um game com uma tiragem bem considerável e chegou a acompanhar o Super Nintendo por um período de tempo:





Mario foi um personagem que gostei muito e ainda gosto: acho seus jogos desafiantes e até hoje me pego a jogar os mesmos. Sendo esta uma coletânea muito conveniente, pois reúne todos os jogos que curti na época.

Nenhum comentário: