26 janeiro 2016

Recordar é Viver #16 - Street Fighter Alpha 2 (Street Fighter Zero 2)



Olá amigos mais uma vez voltando com essa série tão querida e tão amada por esse egocêntrico blogueiro. E novamente estou aqui voltando a falar de um game marcante para mim e acredito para muitos que viveram os meados e o fim dos anos 90: Street Fighter Alpha 2 (ou Street Fighter Zero 2).

A série Alpha foi uma espécie de reboot da série Street Fighter aprimorando sua jogabilidade e combos, além de introduzir novos personagens e adaptar antigos. A primeira versão foi um grande sucesso, porém ficou pouco tempo nos arcades comparado a segunda que se tornou mais popular inclusive pelos ports que ganhou posteriormente.

A abertura foi algo marcante a primeira vez que eu vi o arcade: o cenário do Ryu e Ken retirado do longa animado de Street Fighter cara aquilo foi um orgasmo mental na época.
  


Uma das coisas a se ressaltar sobre esse game foi a quantidade de ports que ele recebeu para consoles caseiros. Desde os mais adequados para receberem o game na época (Saturn e Playstation) até um port para o Super Nintendo.

 Esta versão utiliza o chip S-DD1 que pelo que eu entendi era uma memória auxiliar para o carregamento do game, graças a isto pode-se levar a experiência do game  para os que não podiam arcar com um console mais moderno, apesar das perdas significativas desta versão. Foi um dos motivos para eu decidir entre o Super Nintendo na época. Jogava muito com meu antigo arcade stick que foi roubado posteriormente.

Na época tinha se consolidado como jogo de luta e ganhou várias adaptações em mídias como desenhos animados e quadrinhos. Muito desse universo de Alpha e Alpha 2 foi usado para essas produções. Lembro de aparições dos personagens no desenho Street Fighter da Invision Entertainement (aquele desenho americano tosco adquirido pelo SBT junto com o anime Street Fighter V), quadrinhos e uma versão RPG Made in Brazil:


Eu diria que o Alpha 2 foi a versão melhor aproveitada da série, ganhando atualizações como Alpha 2 Gold que entre as mudanças incluía a Cammy como personagem jogável. Foi a versão que mais aprimorou a história dos personagens com cada um enfrentando seu "rival" e mid boss sem ficar no básico chefão final igual para todo mundo, algo que já acontecia no primeiro game mas que aqui teve um toque mais refinado. A presença de novos lutadores como a colegial Sakura, o vilão de Final Fight Rolento e o retorno de Dhalsin e Zanguief foram bem vindos também. O mais engraçado é que Alpha 3 não teve o mesmo brilho que a segunda versão, pelo menos pra mim.

Nenhum comentário: