08 março 2016

O Que os Gamers Não Comentam Sobre a Microsoft



Olá mais uma vez venho aqui com uma análise do mercado de games, o que mais acontece nesse meio e os jogadores mais hardcore é ovacionar a Sony ou a Microsoft e criticar a Nintendo. Sei que a empresa não é capaz de corresponder as expectativas da maior parte dos jogadores, mas quer queiram ou não está aí se mantendo e se focando até em outras áreas como o mercado de jogos para celular, pra mim é um forte indicador de que a empresa está se precavendo como pode para evitar seu colapso. Além de focar seus personagens para outros segmentos como parques temáticos.

Mas o que eu vejo é uma falta de observação na situação delicada que a Microsoft enfrenta: a Eurogamer noticiou que Hanno Lemke, gestor geral dos Microsoft Game Studios Europe, anunciou que a companhia vai encerrar os estúdios Lionhead e Press Play, cancelando ainda o jogo Fable Legends. Uma das franquias mais famosas do console. Com a alegação de colocar foco em franquias mais famosas.

E também a um interesse em unificar o X-Box One com o PC. Ou seja: lançar periodicamente versões novas do One com upgrades. Até porque eles ainda visam os jogadores de computador como seu principal consumidor. Até porque segundo o CEO da Microsoft a divisão de games seria suficiente para sustentar a empresa caso a mesma entrasse em colapso.

O que eu vejo é uma empresa tentando sair de uma sinuca de bico desde o lançamento de sua nova plataforma de games: desde a desastrosa E3 quando o One foi anunciado foram sucessivos erros de estratégia de marketing e só agora o console vende cerca da metade que seu concorrente o Playstation 4. Sem contar que a empresa está ançando para PC várias coisas ex-clusivas para cobrir os gastos de desenvolvimento.

O mais positivo que pode ocorrer mesmo é que o console vire uma espécie de Steam Machine.

Nenhum comentário: