14 abril 2016

Internet Com Limites?







Finalmente consegui um tempinho para comentar a notícia sobre a nova postura adotada pelas operadoras de telefonia que está impondo limite de dados ao consumidor. A partir do ano que vem ao que parece você terá um limite de dados pra usar mensalmente e sua velocidade pode ser reduzida ou até cortada quando ultrapassar esse limite.

Sabemos que hoje em dia a internet é uma ferramenta importantíssima de comunicação. Eu falo aqui hoje que eu não vivo sem e lutei muito para conquistar a merreca de banda larga que eu tenho e uso com uma certa frequência diária pra vir uma bosta de agência reguladora chamada ANATEL e alegar que isso é benéfico ao consumidor

Suponhamos que a ANATEL esteja certa, mas se você impõe um limite isso afetaria o preço final? Claro que não, porque as operadoras não querem perder, só querem ganhar. Não se pensou em melhoria da estrutura da internet nacional, somente no lucro. Houve uma mudança do perfil do consumidor que eles não querem aceitar. É muito legal querer lucrar sem fazer esforço para manter e melhorar o serviço.

Mas nessa trama tem um motivo para eles fazerem isso: é porque coincidentemente todas essas operadoras de internet também oferecem serviços de TV por assinatura, que não sei porque cargas d'água não baixaram os preços de seus pacotes para poder competir com a Netflix. Ao invés disso, apelaram para esse novo formato de serviço afim de prejudicar quem acessa esses serviços de streaming.

Dizem por aí que isso só vai afetar os contratos novos, que os usuários de internet com contratos antigos não seriam afetados por tal medida. Então ficarei ainda com pé atrás quando pintar uma proposta tentadora vinda da minha operadora (Net) quando vierem me abordar por telefone. 


Nenhum comentário: