29 junho 2017

Recordar é Viver #18 - X-Men: Children of Atom e X-Men VS Street Fighter


Aqui neste tópico proponho que ignoremos a declaração dada por Michael Evans para a exclusão dos X-Men no Marvel VS Capcom Infinite, jogo que estará disponível dia 19 de Setembro desse ano. Como todos sabem os anos 90 os jogos de luta 2D foram a sensação dos Arcades e consoles, tinhamos a Capcom e a SNK durante essa época lançava os diversos jogos com diversos tipos de jogabilidade, uns colaram outros não.

Durante essa época a Marvel debutava na TV o desenho do X-Men, assim como alguns jogos em diversas plataformas, inclusive um Beat N Up para os arcades pela Konami, mas eram limitados e davam pouca dimensão do universo dos super herois.







Até que em 1994 a Capcom embalada com a animação dos X-Men lança X-Men: Children of Atom. O jogo se baseou na série Fatal Attractions em comemoração aos 30 anos dos personagens.


O jogo foi revolucionário para época: misturava elementos de jogos correntes da Capcom como Darkstalkers e Super Street Fighter 2 Turbo e algumas implantações novas como X Ability - habilidades especiais dos muntantes como fator de cura do Wolverine e Hyper X que era o especial do personagem e o super pulo. Isso dava uma sensação melhor de que você estava controlando um super herói, algo que em nenhum outro jogo do gênero lançado no ocidente fazia na época. Outro destaque eram os cenários com mais movimentação interação causadas pelos golpes dos personagens que dava a dimensão de batalhas épicas.



No Brasil.

Por aqui a máquina chegou entre 1994 - 1995. O jogo não pegou muito - vai pra categoria dos jogos injustiçados por conta de sua jogabilidade que, apesar de similar a outros hits da Capcom, era necessário um aprendizado pra se pegar o jeito e King of Fighters estreva naquele ano, roubando muita atenção dos jogadores. Outra falha foi a falta de personagens queridos da versão animada como Vampira e Gambit por justamente se basear numa saga da HQ.


Posteriormente o sistema de luta ganha um upgrade chamado Marvel Super Heroes que  ganha um público fiel por ter pesonagens populares como Capitão America e Homem Aranha. O game contava ainda com  uma jogabilidade mais refinada e dois personagens de X-Men retornam nesse game: Wolverine e Psylocke. As X Abilitys dão lugar aos poderes dos Rubis do Infinito, que podem ser obtidos de seus adversários derrotados ou durante as lutas quando eles são derrubados.

Tempos depois ambos os games ganharam conversões para os videogames Saturn e Playstation.


O Embate Com Os Street Fighters.



Quando em 1996 a Capcom surpreende mais uma vez colocando os universo do X-Men e Street Fighter para cairem na porrada em um jogo com duplas e novo conceito. Assim foi o lançamento de X-Men VS Street Fighter.




  Além de todas as implmentações dos jogos anteriores houveram novas: o jogo agora é em duplas e durante o embate a qualquer momento você pode trocar de personagens. O personagem trocado tem sua barra de energia recuperada parcialmente durante um tempo, isso dá impressão de que são lutas rápidas. Só que o sistema, apesar de ágil, permite embates longos entre jogadores que sabem dominar bem a jogabilidade.

Do time dos Street Fighters temos  os personagens da saga original: Ryu, Ken, Chun Li, Cammy, Zanguief, Bison e Dhalsin. Além dos adicionais Charlie (da série Zero) e o secreto Akuma. Do lado do X-Men temos: Magneto, Juggernaut, Ciclope, Tempestade e Wolverine vindos de Children of Atom e os novos Dente de Sabre, Vampira e Gambit - uma adição interessante para os fãs mais acostumados com a animação.

O jogo foi bem recebido tanto aqui quanto lá fora que rendeu alguns produtos como uma linha de bonecos, que infelizmente foram lançados somente lá fora:


E uma revista em quadrinhos:



O Arcade por aqui ficou bastante tempo, até mais que os crossovers da Capcom mais recentes. Até mesmo foi um dos últimos games que joguei no último fliperama que tinha aqui. X-Men VS Street Fighter é um exemplar maravilhoso do que foi a época dos jogos de luta dos anos 90, o mercado pode até esquecer dos X-Men, mas eles existiram e foram os que iniciaram isso tudo. E, mesmo com todo co realismo que temos na tecnologia, não causaram o a impressão do boom que foram estes games.







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