12 setembro 2017

Recordar é Viver #19 - 1942 (NES - Arcade)






Mais uma vez um Recordar é Viver venho hoje vos brindar com um shooter que marcou muito minha infância e adolescência e era uma figurinha carimbada dos fliperamas: 1942. Criado pela Capcom lançado em 1984 para arcades e posteriormente para Nintendo no ano seguinte. O jogo recria a Batalha de Midway onde seu objetivo é chegar a Tokyo e destruir a frota japonesa usando um avião Lockheed P 38 Lighting. Curioso uma empresa japonesa fazer um game baseado numa guerra cujo seu pais perdeu.




O shooter foi um dos games que mais durou no fliperama perto de casa e figurou entre uma das opções de jogatina do fim de semana no qual minha mãe ficava num bar bebendo enquanto eu me acabava nas maquinas dos fliperamas das proximidades. Lembro que essa máquina ficou bastante tempo no fliper que eu frequentava, junto com a barulhenta Pinball Action.





Não lembro do som do game porque as outras máquinas ofuscavam os efeitos sonoros dela. Durante algum tempo foi um dos jogos que costumava jogar com frequência por lá, costumava deixar a última ficha para ela. Foi um jogo que achei como substituto do Xevious que fora tirado de circulação por lá. Acredito que ela tenha ficado até mais ou menos 1996 - 1997 no fliperama que eu frequentava, uma época em que essas máquinas antigas já não atraiam tantos jogadores e os jogos de luta 2d estavam no seu auge.





Posteriormente fui conhecer a versão do Nes no meu velho Dynavision num cartucho de multijogos que uma amiga costumava me emprestar com frequência. Lembro que tinha muitos jogos bons e marcantes. O jogo basicamente é o mesmo do Arcade: onde você tem que derrubar diversos aviões e circular de um porta aviões para outro. A versão do console Nintendo é inferior a do arcade e meio lenta, acho a movimentação do arcade e as cores bem melhores. A do Nes acaba sendo um quebra galho, mas dá pra se divertir. Além do Nes existem versões para Game Boy Color, Playstation 2, X - Box e Sega Saturn, provavelmente ports com mais qualidade e em alguns casos conversões diretas do arcade.

O jogo figurou nas multijogos que acompanhavam o videogame Dynavision, muito frequente na versão que vinha com cartucho de 64 jogos. Não importa que versão você jogue, pra quem é fã de shooter vale a pena matar o tempo com este game. Um game que deixa saudade para mim e acredito que também para muitos jogadores.



Nenhum comentário: