12 outubro 2012

He-Man Completa 30 Anos.

Para quem não sabe, oficialmente hoje, 12 de Outubro, é o aniversário do He-Man !



Apesar de alguns fãs afirmarem terem adquirido as figuras em datas anteriores a esta, a Mattel considera o dia 12/10/1982 como sendo a data de 'debut' dos seus produtos licenciados no mercado norte-americano...

Primeiramente foram lançados apenas 8 figuras:

-- 'Heroic Warriors' : He-Man, Man-At-Arms, Teela e Stratos;
-- 'Evil Warriors': Skeletor, Beast Man, Mer Man e Zodac.


Além das figuras, outros itens também foram devidamente disponibilizados: Battle Cat, Battle Ram, Wind Raider e o fantástico Castle Grayskull !

Um consagrado artista das ilustrações do Conan e outros personagens, foi contratado para dar vida e ambientar os recém criados personagens deste novíssimo universo: Alfredo Alcalà trabalhou nas primeiras 'revistinhas' que vinham com os bonecos...

E não parava por aí...a proposta da Mattel era clara: todos os personagens teriam no mínimo 1 'action feature', além de armas e vestimentas coloridas e intercambiáveis...por outro lado, haveria uma padronização das figuras, sendo a reutilização das suas peças, outra marca registrada da coleção.
Ousadias à parte, esta estratégia deu muito certo nos anos que se seguiram...as vendas de todos os produtos relacionados dispararam, culminando com uma receita de 1 bilhão de dólares só nos EUA em 1985 - superando concorrentes como GI Joe, Transformers e a até então imbatível, Barbie !

O sucesso de vendas foi tão grande (e inesperado !) que a Mattel decidiu expandir um pouco mais a sua recém criada "galinha dos ovos de ouro". Após as boas críticas que a série 'Blackstar' havia recebido, ela contratou a Filmation para criar uma pequena animação que divulgasse os seus produtos.
Esta rara ilustração abaixo caracteriza a primeira imagem televisiva dos heróis de Eternia e foi criada pela própria Filmation, ainda em uma era pré-cartoon: 

O resultado não poderia ser outro: um novo contrato, desta vez para 65 episódios em temporada única (recorde até então inatingível).
Assim, em Setembro de 1983 o mundo finalmente pôde degustar as aventuras do 'Mestres do Universo' em um cartoon dos mais inspiradores que já existiram !
Com a audiência no topo, em 1984 o contrato foi renovado e mais 65 episódios encomendados...Mas isso é uma outra história...



Depois de quase 80 figuras lançadas, diversos veículos, feras, playsets, além de memorabílias de todos os tipos, a série foi devidamente cancelada em prol de um novo produto: She-Ra, A Princesa do Poder - irmã gêmea do He-Man.
Nos anos que se seguiram, houve tentativas de retorno da franquia; contudo, infelizmente o sucesso de outrora parecia ter ficado perdido mesmo nos anos 80...

Em 1999 a revista ToyFare divulga uma lista com os '7 eventos' que considerava revolucionários na indústria de action figures nos EUA. Com justa razão, MOTU figurava neste seleto grupo de franquias que definitivamente inventaram o que muitos colecionam hoje...

Em 2008 a Mattel resolveu trazer de volta o seu mais notório super-heróis...na SDCC do ano anterior, pudemos finalmente ver o protótipo do He-Man como os fãs sempre sonharam: mega articulado, mega detalhado e principalmente, mega vintage !!!
Assim, desde 2008 que a entitulada série 'Classics' vem nos proporcionando um retorno às nossas infâncias...com uma estratégia arrojada de vendas mensais e exclusivas pela internet, mais uma vez a Mattel contrariou os céticos (eu inclusive) e passou a ter seus produtos esgotados em questão de minutos ! Cada figura era previamente divulgada em feiras e eventos, sempre com uma aura de mistério e nostalgia....conclusão: na nova série já possui quase 100 personagens lançados, superando a série vintage !!!

O legado deixado pela série MOTU jamais será esquecido e hoje, trinta anos depois, está mais vivo do que nunca esta série 'Classics'...e será mais fantástico ainda quando amanhã, voltarmos três décadas atrás e pudermos finalmente vislumbrar a atualização do mais famoso playset de action figures já produzido pela indústria de brinquedos !!!

Tópico original de Monteeg do fórum Figuras de Ação.

Alguns vídeos em homenagem ao herói de Eternia com os seus inesqueciveis conselhos:

 



Nenhum comentário: